quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SOBRE O AMOR: UMA REFLEXÃO



"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Este foi o texto que martelou mais sobre minha cabeça nesta semana. Ontem, li em um momento que estava precisando ouvir as verdades de 1Coríntios 13 e decidi retornar a ele hoje.

Deus chamou minha atenção para o fato de que o amor faz parte integral de minha vida de santidade e meu crescimento espiritual. Viver uma vida que agrada Deus não é apenas não fazer o que é eticamente errado, mas também decidir amar pessoas em todo o tempo, mesmo quando elas nos ferem, agem com parcialidade (e nós somos a parte prejudicada) ou machucam alguém que amamos muito. Aprendi que mesmo que eu não me alegre com a injustiça, não tenho o direito de guardar rancor, e preciso perdoar assim como Cristo me perdoou quando eu era inimigo de Deus. Amar é aprender a suportar desprezo ou indiferença e mesmo assim ser gentil e bondoso, buscando sempre o bem dos outros, mesmo quando não se importam muito com o nosso bem.

Amar é ser paciente, paciente com outros que precisam mudar de posturas assim como eu preciso crescer em áreas de minha vida cristã; é ser paciente quando alguém precisa de nossa ajuda e temos que quebrar a rotina para o resolver o problema que surgiu. Amar é ser bondoso quando alguém precisa entrar com o carro na via principal e eu posso dar passagem para essa pessoa, é ser gentil e buscar ajudar independentemente se irei receber aquela bondade de volta por parte da pessoa que foi beneficiada.

Enfim, aprendi que amar não é nada fácil, mas é possível pelo poder do Espírito Santo que "derramou o amor de Deus em nossos corações" (Rm 5.5). Conclui que 1Coríntios 13 não é a explosão romântica de um poeta apaixonado, mas a expressão concreta de um amor abnegado, que só pode ser alcançado debaixo da influência e do poder do Espírito Santo.

Amamos porque Ele nos amou primeiro, assim, pela graça de Deus, podemos amar primeiro, sem que recebamos dos outros o mesmo amor.

3 comentários:

Dayane Ferreira disse...

Parabéns pelo blog, suas postagens são excelentes! Essa mensagem realmente é importante,pois o mundo atual é tão mal e egoísta que chega a quase levar os cristãos a pensarem friamente em relação ao seu próximo e a não serem altruístas. Que Deus possa abençoar o seu povo para que voltemos a unidade e ao amor ao próximo amém.

Dayane Ferreira disse...

Parabéns pelo blog, suas postagens são excelentes! Essa mensagem realmente é importante,pois o mundo atual é tão mal e egoísta que chega a quase levar os cristãos a pensarem friamente em relação ao seu próximo e a não serem altruístas. Que Deus possa abençoar o seu povo para que voltemos a unidade e ao amor ao próximo amém.

Angélica Cristie disse...

A fé faz o cristão, mas o amor o prova. (Joseph F. Newton)

...quem disse que seria fácil?

Marcadores