sábado, 25 de setembro de 2010

UMA JORNADA PELA LIBERDADE

Conjugando Cristianismo e Política

Nesta época de eleições, as conversas rotineiras em nossas igrejas, trabalhos e faculdades mudam. Quem nunca comentou ou ouviu alguém falar sobre os candidatos do momento, como Tiririca, Dinei ou Maluf? Questões como defesa ou não do aborto, a lei contra a homofobia, economia e ação social tomam espaço significativo em nossas conversas.

No último mês, tenho refletido com os jovens de minha igreja sobre a perspectiva bíblica quanto a questões sociais e políticas. Conversamos sobre os valores cristãos e a importância de sermos crentes que fazem diferença na sociedade em que vivemos. Vimos como a visão do Deus que governa de modo absoluto e estabelece governantes, bem como a compreensão da pecaminosidade natural da raça humana, afetam o nosso entendimento do melhor tipo de governo e na opção de nossos candidatos. Interagimos com escritos de Calvino, Kuyper, Mohler, Piper e Lewis, na busca por companheiros de peregrinação em nossa jornada pelas Escrituras.

Hoje, assistimos o filme "Uma jornada pela Liberdade" que conta a história de William Wilberforce. Ele foi um parlamentar inglês, ovelha do famoso e humilde pastor John Newton (autor do hino Amazing Grace), e que, consciente de sua vocação cristã, lutou por toda a sua vida contra o tráfico negreiro e, por fim, contra a própria prática da escravidão. Foram anos de luta. Quando pensou em desistir da vida política para se dedicar às "coisas de Deus", um grupo de Quackers o desafiou a fazer as duas coisas, isto é, servir a Deus dentro da sua posição política na Câmara dos comuns, o parlamento inglês.

Enquanto assistia o filme de Wilberforce, pensava na maioria dos políticos evangélicos atuais: alguns nem sabem o que farão quando eleitos, outros querem apenas favorecer os evangélicos ou o poder para si e suas igrejas. Como carecemos de políticos semelhantes a Wilberforce que são conscientes de seu chamado por Deus para exercerem com zelo a vida pública, pensando no bem comum, e como precisamos de eleitores cristãos que  exercem a sua cidadania de forma consciente, refletindo como bem utilizar o seu voto.

Quero incentivar o leitor e amigos de ministério que assistam com suas ovelhas  e amigos, o filme sobre Wilberforce, "Uma Jornada pela liberdade", e leiam o excelente livro de John Piper "Maravilhosa Graça na vida de William Wilberforce", publicado pela editora Tempo de Colheita. A vida de Wilberforce é como beber águas límpidas de uma fonte abundante, enquanto nos encontramos intoxicados com o veneno do lema de que "política é um lugar sujo" ou a concepção de que "os evangélicos têm que alcançar influência na política".

Querido Pai, muito obrigado pelo exemplo e luta de William Wiberforce em prol dos valores do Teu reino e do bem comum. Levanta homens cristãos, conscientes da sua vocação e íntegros na busca pelo bem de nossa sociedade, cumprindo o seu papel de sal da terra e luz do mundo. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Marcadores