segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AMIGO DO LIVRO - 4a. Edição



Ontem, realizamos a nossa 4a. edição do Amigo do Livro na IBNE (Igreja Batista Nova Esperança). Desde 2007, decidimos fazer um "amigo secreto" que desse ênfase ao crescimento espiritual de cada irmão durante o ano e no qual pudéssemos compartilhar o nosso aprendizado uns com os outros. Foi aí que surgiu o "Amigo do Livro".

Quando a igreja se reúne, antes de cada um revelar o nome do "amigo", compartilha aquilo que aprendeu com o livro que ganhou no ano anterior. É muito edificante ouvir e ver o que Deus nos ensinou por meio da leitura e as lições preciosas ali extraídas.

Neste ano, ressaltei duas razões básicas que fundamentam e permeiam este momento. Em Colossenses 3.16, encontramos a ordem de sermos responsáveis por fazer a Palavra de Deus habitar ricamente em nosso meio. Presenteamos livros cristãos uns aos outros porque cremos que Deus usa a exposição das Escrituras neles, a fim de nos ensinar e fazer Sua Palavra habitar em nós. Escritores piedosos são ótimos companheiros de peregrinação cristã, com quem podemos aprender bastante sobre o Evangelho e suas verdades.

No verso seguinte (Cl 3.17), Paulo lembra que tudo o que fizermos em palavra ou em ação, devemos fazer em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai. Isso se aplica na leitura de livros. Não queremos simplesmente aumentar conhecimento ou dizer que lemos tantos livros em 2011, mas sim, em gratidão ao Pai e para a glória de Cristo desfrutarmos e cultivarmos da leitura rica e profunda que Ele nos concede. Ter fácil acesso a bons livros é um privilégio que nem todos os cristãos do mundo desfrutam, seja por viverem em países onde a fé cristã é perseguida, ou por terem poucas editoras cristãs ou pelo valor inacessível.

Geralmente, eu envio um e-mail com os livros de bom conteúdo e o pessoal escolhe o livro que gostaria de ganhar dentro desta lista (cerca de uns 50 livros). Os temas vão desde vida cristã e ficção até apologética e história da igreja. Os autores mais presenteados costumam ser John Piper, John MacArthur, A. W. Tozer, C. S. Lewis, entre outros.

Já ganhei bons livros nesta "brincadeira". Este ano fui presenteado com "Vivendo para a glória de Deus" do Joel Beeke.

Minha oração é que Deus use os livros recebidos por cada irmão da IBNE para aumentar o desejo por Ele e gerar vidas engajadas no serviço do Mestre. 


Nenhum comentário:

Marcadores