sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O QUE É TEOLOGIA PRÁTICA?


A teologia prática é aquela que de modo crítico e construtivo discursa sobre a ação cristã no mundo em que a igreja se encontra. Fundamenta-se no próprio agir de Deus na história tal qual é apresentado nas Escrituras, entendido mediante o direcionamento dado pelo Espírito de Deus. E ela se perfaz como uma teologia comunitária, pois estimula a comunidade a refletir sobre sua própria práxis cotidiana.

Caracteriza-se por um discurso crítico, pelo fato de que nunca se considerará um ministério comunitário perfeito, desde que o crente se encontra num mundo decaído (Rm 3.9-12), onde a própria igreja se situa no processo de transformação à imagem do Criador (Ef 4.24) e sempre estará aquém da perfeição do agir divino em Cristo. Por isso, analisa-se de forma transparente e honesta as falhas e os acertos no serviço exercido pela comunidade cristã.

Ao mesmo tempo, é também, um discurso construtivo, porque não visa apenas apontar as falhas, mas edificar uma comunidade de amor e justiça que reflete o agir justo e amoroso de Deus.

Como ação cristã no mundo a teologia prática quer estar no mundo, mas não ser do mundo (Jo 17.11-18). Entende que a igreja possui o papel de ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16), produzindo transformação na sociedade em que está inserida, assim como o Mestre fez (Jo 17.20-26; 20.21-23). Por isso, a teologia prática é comunitária, pois não se acha em um indivíduo desenvolvendo especulações estéreis, e sim, na comunidade cristã, cuja reflexão visa sempre o ministério cristão na sociedade em que está inserido. Seu compromisso é com o serviço, conforme o modelo deixado por Cristo (Mc 10.45), motivando à relevância e à contextualidade.

As Escrituras mostram a ação de Deus na história, julgando os ímpios e salvando aqueles que confiam nEle (1 Sm 2.1-10). A plenitude da manifestação de Deus no mundo se deu por meio de Cristo, no qual reconciliou consigo os homens, transformando-os em nova criação (2 Co 5.18-21; Jo 1.12). Sendo assim, as Escrituras, por descreverem a missão divina, são o parâmetro da teologia prática e a fonte suficiente para que uma comunidade seja aperfeiçoada no exercício das boas obras (2 Tm 3.16, 17). A compreensão da vontade de Deus revelada nas Escrituras e o discernimento para aplicá-la (Cl 1.9, 10), provêm do direcionamento concedido pelo Espírito de Deus (1 Co 2.6-16; Gl 5.16, 18, 25).

Um comentário:

Rafael Bello disse...

Bom Post Tiago!

Mais importante do que a ortodoxia pregada pela teologia reformada, é a ortopraxia.

Quando não se vive o que se prega tornamo-nos aquilo que Jesus chamou de raça de víboras, hipócritas.

O zelo excessivo pelas escrituras, além do próprio Deus revelado nos torna aquilo que odiamos (Rm 7.13;Rm 14.1).

Que Deus continue te abençoando!

Marcadores