quinta-feira, 5 de maio de 2011

SOLTEIROS PARA A GLÓRIA DE DEUS - Parte 2

Parte 2
Tiago Abdalla T. Neto



DEVOÇÃO SEM DIVISÃO[1]
"Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que vocês possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor." (1 Co 7:32-35)

No estudo passado, vimos que a vida de solteiro é uma condição tão honrosa e importante quanto a vida de casado. Não existe condição superior ou inferior, o celibatário não é mais santo do que o casado, nem o casado mais feliz do que o celibatário. Ambos são estados civis possíveis para o crente servir ao Senhor, de formas distintas.

Também, observamos que a vida de solteiro pode ser grandemente desperdiçada quando colocamos o nosso foco em coisas desta vida, como carreira acadêmica, vida profissional, viagens e momentos mal usados na internet ou televisão. Como utilizar bem a nossa fase de solteiro e potencializá-la, ao máximo, para a glória de Deus? O texto de 1 Coríntios 7.32-35 nos fornece conselhos importantíssimos.

Livre das “preocupações” presentes no casamento e família, você tem a oportunidade de se dedicar às coisas do Senhor e buscar um devoção indivisível a Ele. Você possui “um chamado e responsabilidade únicos”, insiste John Piper:

Isto não é um chamado para estender uma adolescência irresponsável até os seus 30 anos. Mas, é um chamado para fazer aquilo que apenas homens e mulheres solteiros, em Cristo, podem fazer neste mundo, isto é, demonstrar por uma devoção que exalta a Cristo em sua vida de solteiro as verdades acerca de Cristo e Seu reino que brilham mais claramente por meio do celibato do que mediante o casamento.[2]

Uma devoção indivisível se cultiva mediante a leitura da Palavra de Deus e oração (Sl 86.11) e isso acompanha a promessa: “O mundo e os seus desejos passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (Jo 2.17). Juntamente com nosso tempo devocional pessoal, está a nossa devoção a Deus no aspecto comunitário, em que como crentes em Cristo crescemos, junto com nossa comunidade local, no processo de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo (Ef 4.12-13, 16). É no ambiente da igreja que somos motivados ao amor e às boas obras (Hb 10.24-25) e por meio do andar com outros irmãos, Deus confronta nossos erros e quebranta o nosso coração (Hb 3.12-13). A pessoa solitária, geralmente, está voltada para os seus próprios interesses e rejeita a sabedoria prática da vida com Deus (Pv 18.1).

COMO A DEVOÇÃO SEM DIVISÃO FUNCIONA?

De forma prática como a devoção sem divisões dos solteiros se concretiza, evidenciando uma preocupação com “as coisas do Senhor”? Thomas Constable lamenta que “infelizmente, muitos solteiros que teriam mais tempo para devotar ao serviço do Senhor, escolheram viver para si mesmos”.[3] Paulo diz que gostaria que os solteiros fossem como ele (1 Co 7.7) e isso, com certeza, implicava em viver a vida de solteiro numa dedicação maior ao serviço do Senhor. Podemos ver isso no capítulo 9, quando ele diz que abriu mão de ter consigo uma esposa como de muitos outros direitos que possuía, a fim de não colocar obstáculo algum ao seu ministério de propagar o evangelho e se tornar, assim, “escravos de todos para ganhar o maior número possível de pessoas” (1 Co 9.5, 12, 17-18, 19).

John Piper cita exemplos de pessoas que compreenderam esta oportunidade que a vida de solteiro proporciona. “Isto parece resultar, mais freqüentemente, em uma estimada liberdade para uma agenda mais flexível e a possibilidade maior de assumir riscos”.[4] Como mostra o exemplo de um missionário:[5]

A primeira vantagem é que [esta condição] é melhor adaptável a situações perigosas ... Ao experimentar uma vida dura em meio a tribos primitivas, em áreas infestadas por guerrilhas, ou por doença e fome, um homem solteiro tem apenas a si mesmo para se preocupar ... Participar da obra de Deus é algo momentâneo. Vantagens e oportunidades vão e vem muito rapidamente.  O estilo de vida solteiro capacita uma pessoa a utilizar a maior parte do tempo que Deus dá para o Seu serviço. Uma dos meus maiores prazeres é que não preciso encaixar meu ministério em volta plano familiar. eu não preciso estar em casa num certo horário toda noite. Meu horário é o horário dos Filipinos. (Trevor Douglas).

Vivermos como solteiros implica numa nobre condição, assim como o próprio Jesus e o apóstolo Paulo viveram em prol do reino de Deus. Portanto, nossas vidas devem ser vidas profundamente envolvidas com a igreja local, apaixonadamente missionárias e zelosamente conhecedoras das Escrituras:

  • Profundamente envolvido com a igreja local – invista tempo em áreas que você pode servir aos seus irmãos em Cristo. Lembre-se: o Corpo de Cristo só é edificado quando todos os membros se envolvem com seu serviço e papel dentro da igreja (Ef 4.12-13). Quais são seus dons, em que áreas você se sente mais inclinado a servir, como você pode servir em áreas que são comuns a todos (ex.: limpeza da igreja, projetos sociais, evangelismo, discipulado)? Você tem abdicado de envolvimento com sua igreja local por excesso de trabalho ou por má administração de seu tempo? Quanto tempo você gasta em Orkut, TV, MSN  ou blogs semanais e quanto você investe servindo a Deus em sua igreja local? O trabalho tem se tornado mais importante do que o seu serviço na igreja? Você tem cultivado o foco certo de sua vida de solteiro? Quais adolescentes ou jovens recém-convertidos nos quais você investiu, pelo menos um ano, discipulando?
  • Missionariamente apaixonado – aproveite as oportunidades em seus ambientes de estudo e trabalho para compartilhar do evangelho com pessoas com as quais você se relaciona (Mt 28.18; 1 Co 9.5, 17-18). Nas horas de almoço, em conversas rotineiras, em momentos com sua família, pregue o evangelho. O que ocupa mais a sua mente: os títulos acadêmicos que você quer alcançar ou as pessoas que estudam ao seu lado? O que é mais importante, o elogio das pessoas por seu desempenho e promoção no serviço ou as almas dos pecadores, ao seu redor, que estão indo para o inferno sem conhecer a Cristo? Andar de acordo com a moda ou ter um testemunho poderoso sobre a beleza da mulher cristã? Ser aceito na rodinha de amigos ou mostrar a firmeza de seu compromisso com Cristo?
  • Zelosamente conhecedor das Escrituras – separe tempo para estudar a Bíblia com mais profundidade e ler livros cristãos. Não são apenas os pastores, líderes, missionários e interessados pelos estudos bíblicos que devem se aprofundar no conhecimento das Escrituras, mas todos os crentes em Cristo, especialmente aqueles que dispõem de um tempo maior para isso, sem preocupações com filhos, esposa e “contas para pagar”. Um aprofundamento maior no estudo das Escrituras, certamente, nos qualificará ainda mais para o serviço a Deus. Quantos livros cristãos você leu neste ano? Qual livro da Bíblia você estudou com afinco nos últimos meses? Existe algum tema que você pesquisou com profundidade para entender, pessoalmente, o que Deus pensa sobre isso? Você acompanha algum blog ou site que tratam sobre a teologia ou vida cristãs?


[1] Boa parte deste primeiro tópico foi adaptado de WHITACRE, Nicole. “Undivided Devotion”. In: Best deals of the season for single women. Disponível em www.girltalkhome.com.
[2] PIPER, John. “Single in Christ: a name better than sons and daughters”. Disponível em www.desiringgod.org. Acessado em Outubro de 2010.
[3] CONSTABLE, Thomas. Notes on 1 Corinthians. Disponível em www.soncilight.com. p. 81.
[4] PIPER, John. “Foreword”. In: PIPER, John, GRUDEM, Wayne. Recovering biblical manhood and womanhood: a response to evangelical feminism. Wheaton, IL: Crossway, 2006. p. 15.
[5] Id. Ibid.

Um comentário:

Renatinha Silva dos Santos disse...

Olá, Pr. Tiago. Estava lendo suas devocionais sobre “Solteiros para Glória de Deus” e achei muito oportuno para a juventude atual que cai na cilada de investir mais tempo na carreira profissional e esquece-se das obras do nosso Deus. Deus te abençoe neste ministério! Renata Santos

Marcadores