segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O que Deus uniu, não separe o homem, pois o casamento espelha a Aliança de Deus conosco

John Piper

Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher' e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". (Mateus 19.4-6)


Pois o Seu Criador é o Seu marido, o SENHOR dos exércitos é o Seu nome
(Isaías 54.5)

Jesus requer que maridos e esposas sejam fiéis aos seus casamentos. Ele não admite que isso seja fácil. Mas, ele ensina que isso é uma grande coisa porque o casamento é o trabalho do próprio Deus pelo qual Ele cria uma nova realidade de "uma carne" que ultrapassa a compreensão humana e retrata ao mundo em forma humana a união de aliança entre Deus e Seu povo. Casamento é sagrado além do que a maioria das pessoas imagina, porque isto é uma criação única de Deus, um dramático retrato de relação de Deus com Seu povo e uma demonstração da glória de Deus. Contra todas as atitudes que desprezam o casamento em nossos dias, a mensagem de Jesus é que o casamento é um grande trabalho de Deus e uma aliança sagrada quebrável apenas pela morte.

Jesus conhecia as Escrituras judaicas e viu o cumprimento delas em si mesmo e no Seu trabalho (Mt 5.17-18). Isso inclui a advertência do que Deus disse acerca de Seu relacionamento com Seu povo, quando retratou isso como casamento. Por exemplo, Deus disse: "Pois o Seu Criador é o Seu marido, o SENHOR dos exércitos é o Seu nome" (Is 54.5). E "'Naquele dia', Declara o SENHOR, 'você me chamará "meu marido" ... Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o SENHOR'" (Os 2.16, 19-20). E "Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então, estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano, o SENHOR, e você se tornou minha" (Ez 16.8). "Mas, como a mulher que trai o marido, assim você tem sido infiel comigo, ó comunidade de Israel, declara o SENHOR" (Jr 3.20).

Com estas Escrituras como pano de fundo, é inevitável que Jesus veria a criação de Deus do casamento no começo como um meio de retratar Seu relacionamento com Seu povo. Assim Jesus lê Gênesis 2.24: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne". Quando Deus disse isso - e Jesus explicitamente diz que Deus disse isso, não apenas Moisés, o escritor de Gênesis (Mt 19.4-5) - Ele tinha em vista (como Ele tem tudo diante de si) que chamaria Seu povo Sua esposa e a si mesmo, seu marido. Portanto, a união entre um homem e uma mulher é unicamente criação de Deus com o objetivo de espelhar o relacionamento de Si mesmo com Seu povo.

Jesus é claro acerca do casamento como criação de Deus. Ele não nos deixa imaginar isso fora das Escrituras, e não limita a Criação ao primeiro casamento entre Adão e Eva. Ele diz: "Portanto, o que Deus uniu, não separe o homem (Mt 19.6). Deus, não o homem, é o Criador decisivo da união matrimonial. O ponto é que cada casamento é "unido" desta forma por Deus, porque Ele nos diz para não "separar", e o único casamento que nós podemos separar é o que nós unimos. Assim, cada casamento - cada casamento particular, não apenas o conceito de casamento ou a ordenança geral do casamento, ou o primeiro casamento - é trabalho de Deus. Deus agiu na união de cada esposo e esposa. Estes dois são uma carne pelo trabalho de Deus, não apenas por sua escolha.

E como uma união criada por Deus de "uma só carne", este homem e esta mulher estão numa aliança análoga à aliança de Deus com Israel. Seu casamento representa o relacioamento de Deus com Seu povo. Por meio do casamento Deus enche a terra com (geralmente despercebidos) testemunhos do relacionamento entre Ele e Seu povo da Aliança. Esta é uma das principais razões porque o divórcio e o recasamento são tão sérios. Eles mentem acerca do relacionamento de Deus com Seu povo. Deus nunca divorcia de Sua esposa e se casa com outra. Houve separações e muita dor, mas ele sempre a tomou de volta. O profeta Oséias é um testemunho do amor radical de Deus pela sua inconstante esposa. Deus nunca abandona sua esposa. E quando ele a deixa de lado por causa de sua idolatria adúltera, ele vai atrás dela no tempo adequado. Isso é o que o casamento foi designado para retratar: o invencível e gracioso comprometimento de Deus ao Seu povo da aliança - sua esposa.

Traduzido e Adaptado por Tiago Abdalla de John Piper. What Jesus demands from the world. p. 301-303.

Nenhum comentário:

Marcadores